Ruínas Romanas de Miróbriga


A cerca de 1 km de Santiago do Cacém situam-se as Ruínas Romanas de Miróbriga. Com uma extensão de cerca de 2 km, são um dos mais importantes vestígios da ocupação romana em Portugal. Estão classificadas como Imóvel de Interesse Público desde 1940.


Iniciamos a visita no Centro de Acolhimento e Interpretação com uma exposição permanente de objetos resultantes das escavações realizadas no local.

1CentroEntrep


Entramos nas ruínas pela zona das lojas e habitações que se estendem ao longo de uma calçada.

Calçada Romana

As termas (termae publicae ou balnea) são constituídas pela entrada, os banhos frios (frigidarium) e uma zona aquecida (tepidarium e caldarium). A ponte existente fazia a ligação entre o hipódromo e o fórum.

Mirobrega2

Ponte

Subimos ao ponto mais alto e entramos no fórum ou acrópole, com uma vista magnífica sobre a paisagem alentejana.

Fotos 033

Estamos no local mais importante desta cidade romana, à volta do qual se estabeleceram os edifícios de caráter político-administrativo e religioso. Ainda é possível observar os vestígios do templo dedicado a Vénus.

Mirobrega5

Terminamos a visita passando pela capela de São Brás, do século XVI, edificada sobre as ruínas.

Mirobrega4

A cerca de 1km, numa zona periférica relativa ao centro, localiza-se o único hipódromo romano em Portugal. Mede aproximadamente 359m de comprimento por 77,5m de largura e encontra-se bastante degradado.

Outros vestígios romanos em Portugal:

0 comentários:

Enviar um comentário