Dicas Para Visitar Pompeia

Dicas Para Visitar Pompeia, Sul de Itália


Pompeia é um local único no Mundo e dos mais visitados no sul de Itália. Apesar das centenas de pessoas que diariamente visitam a cidade, com um bom plano poderá ter um dia tranquilo, passando por todos os pontos importantes.

  • A primeira coisa a fazer é saber ao certo quantas horas terá para visitar Pompeia.
  • Faça uma pesquisa e tome nota dos lugares que não quer mesmo perder.
  • Com a ajuda do Google Maps, construa um mapa ou imprima o nosso.
  • Se visitar Pompeia no Verão, leve um chapéu, óculos de sol e protetor solar. Evite usar tops, roupas demasiado decotadas ou calções muito curtos, a não ser que queira apanhar um escaldão. Roupas de cores claras são mais recomendadas.
  • O calçado é de extrema importância: deve ter o rasto duro e dar o máximo de conforto. Sapatos com salto alto, sabrinas ou chinelos não são aconselháveis: não só não irá suportar andar na calçada, como irá queimar os pés.
  • Leve uma garrafa de água, nem que seja vazia. Vai necessitar de beber muita e se tiver uma garrafa, pode enchê-la em vários pontos da cidade.
  • É aconselhável que leve algo para comer. O único restaurante que existe é junto ao Fórum, logo ao início. No entanto, há uma zona destinada a piqueniques junto à Porta di Nola, onde poderá também descansar.
  • Carregue a bateria da sua máquina fotográfica e leve espaço de memória suficiente: Pompeia é muito apetecível.
  • Se viajar de comboio, que é o meio de transporte mais aconselhado, compre os bilhetes de ida e volta. Mesmo que queira sair mais cedo ou atrasar-se um pouco, pode sempre trocá-los.
  • Quando chegar a Pompeia, dirija-se à Porta Marina para adquirir os bilhetes. No ato de compra, é-lhe dado um mapa. Caso não tenha feito o “trabalho de casa”, perca algum tempo a estudá-lo e definir prioridades.
  • Se quiser ver a cidade com bastante pormenor, alugue um áudio-guia. Lembre-se que é necessário um documento de identificação, como o Cartão do Cidadão ou Passaporte.
  • Se se sentir perdido, procure as placas espalhadas pelas ruas, com indicação do nome e atrações próximas.

(Nota: é perfeitamente fazível visitar Pompeia saindo de Nápoles ou de Roma e regressar no mesmo dia. No entanto, se quiser ficar a conhecer realmente a cidade, terá de dispensar entre 5 a 6 horas. Não caia no erro de a tentar visitar numa manhã ou numa tarde. Lembre-se que teatros, anfiteatros ou fóruns existem noutros países, mas não irá encontrar uma cidade como esta em mais ponto nenhum do Mundo).


Veja também:

5 comentários:

  1. Irei a Pompeia no próximo mês de Julho e gostaria de saber qual o preço dos bilhetes para visitar a cidade? Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Ivan: o melhor é consultar o site oficial das ruínas de Pompeia (http://www.pompeiturismo.it) onde poderá encontrar a informação atualizada.

    ResponderEliminar
  3. Olá. Estou organizando minha viagem para agosto e vou alugar um carro em Roma e ir em direção ao sul. Pensei em ficar 1 dia em Nápoles e ir até Pompeia de carro. Você acha uma boa ideia?

    ResponderEliminar
  4. Olá Vitória: eu percorri Itália de comboio e correu tudo muito bem. Se tiver oportunidade de ir de carro, terá mais liberdade de horários. Estive uma tarde em Nápoles e apenas vi uma pequena parte mas aconselho mesmo o Museu Arqueológico Nacional. Em Pompeia vai necessitar de 1 dia se a quiser conhecer bem. Se puder, visite também as ruínas de Herculano.

    ResponderEliminar