Fonte Monumental da Alameda


Projetada pelo arquiteto Carlos Rebelo de Andrade, a Fonte Monumental da Alameda Dom Afonso Henriques está agora aberta ao público e pode ser visitada todos os sábados.

Fonte Monumental da Alameda; Fonte Luminosa
Inaugurada a 30 de Maio de 1948 para comemorar a entrada das águas do vale do Tejo em Lisboa, esta obra de arte arquitectónica é geralmente conhecida por Fonte Luminosa. Está aberta ao público desde o dia 13 de Abril e pelo número de pessoas que aguardam, arriscamos dizer que está a ser um sucesso. Enquanto esperamos pela hora da abertura, observamos o exterior: a água cai para o lago por três descarregadores em forma de taça, sob os quais se encontram treze nereidas, cada uma com um vaso. É necessário olhar com atenção, porque dada a força da água, facilmente passam despercebidas. Dentro do lago, um tritão a cavalo ao centro, com duas tágides de cada lado. Nos extremos ficam os torreões. Os baixo-relevos neles existentes são da autoria de Jorge Barradas e originalmente eram policromados, o que será o próximo passo na requalificação desta fonte. Subindo a escadaria, acedemos ao terraço, com uma vista sublime sobre toda a alameda, culminando no edifício do Instituto Superior Técnico. Segundo nos disseram no local, a ideia é fazer aqui uma esplanada.

Fonte Monumental da Alameda; Fonte Luminosa

Às 15h a água é desligada e entramos no torreão sul. Nesta primeira galeria fica o quadro elétrico original (agora desativado) e a bomba de água  que ainda está em funcionamento. Nas restantes galerias e corredor estão alguns transformadores elétricos originais, um quadro com ferramenta e uma bomba de água da estatuária ainda em funcionamento.

Interior da Fonte Monumental da Alameda; Fonte Luminosa

A visita faz-se em cerca de 10 minutos. Tal como nós, há várias pessoas desiludidas por não haver um acompanhamento e explicação do funcionamento do espaço. Ficou apenas por assistir ao espetáculo das luzes, que acontece diariamente, 15 minutos após o crepúsculo.

A Fonte Monumental da Alameda pode ser visitada gratuitamente, todos os Sábados, entre as 15h00 e as 17h00. Os jogos de água ocorrem diariamente, entre as 12h00 e as 15h00 e das 18h00 às 23h00.

2 comentários:

  1. está lindíssima!!! e merece uma visita de dia e de noite!! os efeitos de luz e cor que esta proporciona são espectaculares!!!

    ResponderEliminar
  2. Sim, é verdade. É bom saber que o património da cidade tem vindo a ser recuperado e aberto a todos.

    ResponderEliminar