Havana - museu do automóvel a céu aberto

Os automóveis típicos cubanos são um ícone da cidade de Havana e estão um pouco por toda a parte, mas é nos locais turísticos que se encontram em maior número.

Automóveis típicos cubanos; automóveis antigos americanos; Havana

Havana é uma espécie de museu do automóvel a céu aberto, ou não fossem as dezenas de carros antigos que por ela circulam. Até à revolução, os cubanos importaram muitos automóveis americanos, mas após o embargo, o acesso às peças tornou-se difícil. Quem pode e sabe vai-os restaurando tanto quanto possível, não só para uso próprio mas também como atração para os turistas. Ford, Chevrolet, Lada e Fiat são as marcas mais comuns, mas antes de ceder à tentação e entrar, tome nota da cor das matrículas: azul – Estado; verde – militares; preto – diplomatas; branco – ministérios; laranja – companhias estrangeiras / membros da Igreja; vermelho – carros de aluguer e amarelo – privados.

Automóveis típicos cubanos; automóveis antigos americanos; Havana

Tal como as casas, passam de pais para filhos e transportam tantos quantos possível. Possuir um carro é não só um luxo como um orgulho, e as famílias só se desfazem deles quando lhes é impossível mantê-los. Substitui-se o motor por outro de marca diferente, mudam-se os bancos, trocam-se a iluminação para lâmpadas de uso doméstico ou adaptam-se para gás propano: faz-se o que se pode com o que se tem. E como o espírito de entre ajuda é algo presente na vida dos cubanos, é muito comum ver-se pessoas pedir boleia nos passeios e os condutores param sem problema, seguindo depois a sua marcha vagarosa.

Automóveis típicos cubanos; automóveis antigos americanos; Havana

Nas últimas décadas tem-se assistido à importação de automóveis coreanos e chineses, sobretudo para o turismo, mas também alguns franceses, como os Peugeot’s usados como táxis.

Uma coisa é certa: estes automóveis são o espelho de um país que parou no tempo há algumas décadas. Apesar das suas cores garridas, muitas vezes necessitam de um empurrão para começar a andar.

Automóveis típicos cubanos; automóveis antigos americanos; Havana

Veja também:

0 comentários:

Enviar um comentário