Praias do Concelho da Lagoa (Algarve)


Entre a Praia Grande, junto a Ferragudo e a Praia de Vale do Olival, há recantos de areia, água cristalina e arribas que a natureza foi esculpindo ao longo dos tempos. Fomos descobrir 10 praias inesquecíveis no Algarve.


Praia Grande


Praia Grande; Ferragudo; Forte de S. João do Arade; Praias do Concelho da Lagoa; Praias no Algarve

Banhada pelo rio Arade, esta praia fluvial é detentora de um vasto areal que nos permitiu uma manhã tranquila. A areia é fina, apesar de escura por estar misturada com terra. O Forte de S. João do Arade tem uma forte presença, assim como a vila de Ferragudo e a marina de Portimão. No local há restaurantes, aluguer de espreguiçadeiras, WC’s e chuveiros. Apesar de haver um parque de estacionamento gratuito, para se conseguir lugar, o melhor é mesmo ir cedo.



Praia do Molhe


Praia do Molhe; Praias do Concelho da Lagoa; Praias no Algarve

Deixando o carro no parque de estacionamento gratuito no cimo da arriba, desce-se uma escadaria íngreme que leva até esta praia fluvial, banhada pelo rio Arade.


Praia do Vale da Azinhaga


Praia do Vale da Azinhaga; Praias do Concelho da Lagoa; Praias no Algarve

Acessível pela Praia dos Caneiros (quando a maré o permite) ou por mar, é uma praia tranquila, com uma pequena gruta e uma baía de águas cristalinas, ideal para crianças. Em frente há um rochedo muito procurado pelas gaivotas.


Praia dos Caneiros


Praia dos Caneiros; Praias do Concelho da Lagoa; Praias no Algarve

É das praias mais procuradas, não só pelos locais, mas também por turistas alojados nos aldeamentos mais próximos. Detentora dos galardões de Bandeira Azul e Qualidade Ouro, tem zona concessionada, restaurante, WC’s, chuveiros e estacionamento gratuito.


Praia do Carvoeiro


Praia do Carvoeiro; Praias do Concelho da Lagoa; Praias no Algarve

Envolvida pelo casario branco, com as suas portas e janelas coloridas, a praia do Carvoeiro divide o seu areal com os banhista e barcos que outrora foram de pescadores, mas hoje em dia são usados para levar os turistas a visitar as grutas. No acesso à água é necessário cuidado com as várias formações rochosas. O estacionamento na vila do Carvoeiro é pago e escasso.


Praia de Vale Centeanes


Praia de Vale Centeanes; Praias do Concelho da Lagoa; Praias no Algarve

Descendo uma extensa rampa chegamos a esta praia, cujo areal não é extenso mas é agradável. Na encosta há uma unidade hoteleira de outros tempos. Detentora dos galardões de Bandeira Azul e Qualidade Ouro, tem zona concessionada, restaurante, WC’s, chuveiros e estacionamento gratuito.


Praia de Benagil


Praia de Benagil; Praias do Concelho da Lagoa; Praias no Algarve

Acessível por uma íngreme escadaria ou estrada acentuada, a praia de Benagil é abrigada pelas suas arribas. No mar, há sempre um constante chegar e partir de barcos de pesca que fazem visitas às grutas. Mesmo ao lado desta praia, fica o conhecido Algar de Benagil.


Praia da Marinha


Praia da Marinha; Praias do Concelho da Lagoa; Praias no Algarve

É considerada uma das 100 praias mais belas do mundo e das nossas preferidas no Algarve. O parque de estacionamento gratuito no cima da arriba é local de paragem para muitos caravanistas, talvez devido à vista fabulosa que oferece para a praia e para o Atlântico. Descendo uma considerável escadaria, chegamos a esta praia de água cristalina. Quem chegar bem cedo, poderá ver bandos de gaivotas que povoam o areal.


Praia Nova


Praia Nova; Praias do Concelho da Lagoa; Praias no Algarve

Foi a praia mais tranquila que visitamos, talvez devido ao difícil acesso através de uma íngreme escadaria. Quem preferir, poderá atravessar o túnel a partir da praia de Nossa Senhora da Rocha, que fica mesmo ao lado. Na água há bastantes rochas, o que requer cuidados redobrados. Um desmoronamento da arriba, dividiu a praia em duas.


Praia de Nossa Senhora da Rocha


Praia de Nossa Senhora da Rocha; Praias do Concelho da Lagoa; Praias no Algarve; praia acessível

A vista a partir a ermida da Nossa Senhora da Rocha é de cortar a respiração: o verde do mar que banha o ocre da areia quente, salpicada por pontos de cor, de chapéus de sol e banhista que desfrutam deste recanto imperdível. Para conseguir lugar num dos dois pequenos parques de estacionamento terá de chegar bem cedo. Para além dos galardões de Bandeira Azul e Qualidade Ouro, é também uma praia acessível.

Veja também:


1 comentário:

  1. Parabéns Eva seu documentário é de extrema vontade de ir neste paraíso estarei programando uma visita a este lugar fabuloso histórico e de valor incalculável.
    Privilégio seu de viver num paraíso que Lagoa.
    Abraço
    Silvestre

    ResponderEliminar