Anfiteatro de El Jem


Construído no final do século II d. C., o Anfiteatro de El Jem localiza-se na antiga cidade romana de Thysdrus e está classificado como Património Mundial da Humanidade.


Anfiteatro de El Jem; Vestígios Romanos; Tunísia

A imponência do  Anfiteatro de El Jem testemunha a importância que o império romano teve no Norte da África. A sua construção tinha por base 2 objectivos: servir como reservatório de água e sala de espetáculos, para entretenimento da população. Os restantes vestígios da antiga cidade romana de Thysdrus, atualmente soterrada, podem ser vistos no Museu  de El Jem, a cerca de 1km.


Começamos por descer às galerias subterrâneas, um autêntico labirinto, onde ficavam todos os que iriam subir à arena. Hoje há alguma luz natural que entra por uma abertura mas só de pensar como seria este escuro espaço, partilhado por gladiadores, prisioneiros e feras, dá arrepios.

Anfiteatro de El Jem; Vestígios Romanos; Tunísia

Na arena é onde se tem a verdadeira noção da dimensão do anfiteatro. Construído em forma elíptica, tem 427 m de perímetro e 36 m de altura, com 3 níveis de arcos.

Anfiteatro de El Jem; Vestígios Romanos; Tunísia

As galerias superiores, feitas a partir de blocos de pedra amarela trazidos de Salakta, tinham capacidade para albergar 35000 espectadores, apesar da cidade só ter metade em termos populacionais. Subindo as escadarias íngremes, pode-se circular pelos vários níveis. Está em melhor estado do que o Coliseu de Roma, mas apenas conserva uma parte das galerias. As restantes foram destruídas no século XVII e a pedra usada noutras construções.

Anfiteatro de El Jem; Vestígios Romanos; Tunísia

Subindo ao ponto mais alto, é possível ter uma visão da cidade e dos vastos olivais que a rodeiam, tornando-a, tal como há muitos séculos atrás, um importante centro de produção de azeite.

Por norma, todos os pacotes de férias pré-comprados incluem o Anfiteatro de El Jem no roteiro mas quem visitar a Tunísia para fazer praia, pode comprar as excursões no hotel. Aos apreciadores da cultura romana, mesmo que já tenham visitado o Coliseu de Roma, podemos garantir que não saírão defraudados.  Ficam as distâncias e tempo de viagem aproximado:



  • Sousse – 70 km’s / 1h

  • Port El Kantaoui – 75 km’s / 1h15

  • Yasmine Hammamet – 150 km’s / 1h40

  • Ilha de Djerba – 300 km’s - 4h30

0 comentários:

Enviar um comentário