Grutas Marinhas no Algarve


Existem um pouco por toda a costa, mas as mais bonitas localizam-se entre a Praia do Carvalho e a Praia Nova. Fomos descobrir as grutas marinhas do Algarve.


A Praia de Benagil é um ponto estratégico para quem quer conhecer as maiores e mais profundas grutas marinhas do Algarve. Diariamente, partem dezenas de barcos que fazem vários percursos na zona costeira algarvia, entre o Farol de Alfanzina e a Praia Nova. À hora marcada, subimos a bordo da pequena embarcação a motor, sentamos nos bancos almofadados e vestimos os coletes salva-vidas. A partir daqui, é só observar um sem número de belezas naturais.

Praia de Benagil;  Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

Partimos em direção à Praia do Carvalho, outrora privada. Avistamos a primeira gruta que ao longe parece apenas um buraco escuro. Quando entramos é um misto de sensações: o cheiro forte, o ar fresco, o verde do teto, os fósseis nas paredes, a areia rosada e o mar de um azul que lembra outras paragens.

 Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

O barco dá a volta dentro da gruta e saímos. Apesar destes lugares terem nomes e do nosso guia nos dizer alguns, não conseguimos fixar todos, e infelizmente, também não há muitas informação sobre este assunto. Por isso dizemos que a próxima gruta é a “gruta dos dois olhos”, devido às duas aberturas no topo.

Gruta dos Dois Olhos;  Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

Segue-se a Gruta do Coração.

Gruta do Coração;  Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

De seguida entramos na primeira grande gruta: a Gruta do Paraíso. Ao fundo, há um pequeno areal banhado pelo sol que entra por uma grande abertura no teto, precedido de três pequenos buracos. Apesar de termos sido informados que nunca sairíamos do barco, pensamos que nas grutas de maior beleza e dimensão, ficaríamos um pouco mais. Infelizmente, o tempo apenas permite a manobra do barco e poucas fotos.

Gruta do Paraíso;  Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

Deixamos para trás o Farol de Alfanzina, que oportunamente iremos visitar, dada a sua grande importância nesta ponta. Passamos no nosso ponto de partida e esperamos um pouco para entrar naquele que é o ex-libris desta visita: o Algar de Benagil. Apesar de ter dois acessos, há barcos em espera para entrar nesta cavidade natural de beleza única, com uma abertura no topo, que permite por si só um espetáculo de cores. Dada a proximidade da Praia de Benagil, há quem venha em pequenos barcos de borracha ou até mesmo a nado, e pode disfrutar  livremente do local. Não foi o nosso caso.

Algar de Benagil;  Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

Algar de Benagil;  Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

Seguiram-se algumas grutas onde apenas estes pequenos barcos de pesca podem entrar. Em muitos momentos pensamos ser impossível caber nas aberturas e tivemos de baixar as cabeças, mas o nosso guia sempre nos tranquilizou de que era completamente seguro.

 Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

Avistamos já ao longe os famosos arcos da Praia da Marinha, junto aos quais existem ainda destroços de um barco afundado. Da praia não é possível ver, mas desta perspectiva lembram a figura de um elefante.

Arcos Praia da Marinha-Elefante;  Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

Logo de seguida, irrompe do mar uma “criatura”, que ao longe parece um camelo deitado com a sua bossa. Olhando para o cimo da arriba, vêem-se passar os caminhantes que fazem o percurso dos Sete Vales Suspensos, entre a Praia de Vale Centeanes e a Praia da Marinha.

Praia da Marinha;  Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

Estamos a chegar à Catedral, uma das maiores e mais bonitas grutas. Passando o arco e navegando em águas de um verde límpido, entramos num lugar idílico.

A Catedral;  Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

Catedral;  Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

Em frente à Praia Morena fica um leixão de grandes dimensões e cuja forma lembra um submarino.

Leixão do Submarino;  Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

De tempos a tempos, olhamos para as arribas e parece que toda a nossa visita está a ser “vigiada” por guardiões da rocha.

Grutas Marinhas;  Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

Aqui é mais calmo. O constante passar de barcos deu lugar ao desfrute das famílias. Usam caiaques, grandes boias ou até mesmo pranchas para experienciar a beleza criada pela mãe natureza. Passeiam sob os arcos, nadam nas baías, fazem "snorkeling" e apanham banhos de sol nos areais quentes.

Grutas Marinhas no Algarve; Sea Caves Algarve; Grotten Fahrt Algarve

Vimos dezenas de grutas, praias desertas, arribas, algares e leixões torneadas pelo mar e vento, fósseis marinhos, cardumes que quase conseguimos tocar e gaivotas destemidas. Foi 1h30 de viagem a espaços naturais de beleza única, que despertam os nosso sentidos e fomentam a imaginação. Prometemos voltar.

Veja também:

17 comentários:

  1. Olá!
    Como é o percurso para chegar até Benagil saindo de Lisboa?
    E qual o custo do passeio pelas grutas?

    Abraço.

    ResponderEliminar
  2. Olá Priscila, tudo bem? A praia de Benagil situa-se a cerca de 270 km de Lisboa. Se tiver automóvel, o percurso demora à volta de 2h30 pelas autoestradas A2 e A22. Se usar a rede de autocarros, tem duas opções: a Rede Nacional de Expressos (http://www.rede-expressos.pt/) ou a Eva Transportes (http://www.eva-bus.com/), escolhendo como destino Lagoa. Visitei as grutas marinhas em Agosto mas acredito que seja possível durante toda a época balnear. Teve a duração de 1h e custou 17,5€ por pessoa. Se vier até cá, não deixe de conhecer as grutas do Algarve. Será com certeza uma experiência inesquecível.

    ResponderEliminar
  3. Bom dia, basta chegar à praia e esperar pelo próximo barco? Ou ha marcação? Obrigado :)

    ResponderEliminar
  4. Olá Miguel: comprei os bilhetes logo de manhã assim que abriu. Não sei se é possível reservar para algum dia em concreto. No entanto os barcos são pequenos e todos os que saíram quando fiz o passeio iam cheios. O melhor mesmo é chegar cedo.

    ResponderEliminar
  5. Muito interessante e esta é uma parte do Algarve que desconheço e faço mea culpa. Vou fixar sem dúvida, a visitar em breve quiçá fora do Verão.
    Adorei o post !

    ResponderEliminar
  6. Estou encantada com tanta beleza! Uma perfeição da natureza! Quando me deparo com posts que me apresentam lugares assim, vejo o quanto ainda falta a explorar mundo afora.
    Adorei o post e gostei muito de conhecer o seu blog!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Simone: de facto, estas grutas representam a natureza no seu melhor. Se puder conhecer vai gostar certamente.

      Eliminar
  7. Nossa, que lugar lindo! Eu já tinha visto algumas fotos de Algarve, mas estas realmente me fizeram querer estar lá hoje mesmo! Parabéns pelo post.

    ResponderEliminar
  8. Desde que meus sogros foram ao Algarve em lua-de-mel nos anos 60, meu marido escutou muitas histórias de seus pais e quando jovem partiu para o Algarve. Não há nada que o tenha mais impressionado em suas viagens. Acredito que precisamos voltar!

    ResponderEliminar
  9. Portugal tem locais de uma beleza extraordinária, sou completamente apaixonada por este país, que fotos incríveis dá vontade de largar tudo e pôr o carro a caminho, obrigada pelas dicas

    ResponderEliminar
  10. olá,
    Sou algarvia, de Faro. Gostei muito de ler esta reportagem sobre as grutas. É uma outra perspetiva, diferente do habitual... Espero que as pessoas comecem a ver esta região com muito potencial e não só praia para turistas!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Catarina: quando fiz este passeio fiquei rendida à beleza destas grutas. Este ano vou regressar à Lagoa e já está no plano fazer um novo passeio.

      Eliminar
  11. Waowwww!! belíssimas fotos.. e olha que eu nem gosto de praia. Vergonhosamente ainda não conheço Portugal, mas em breve estou indo. =)

    ResponderEliminar
  12. As fotos são lindas demais!!! Preciso conhecer o Algarve!! Otimas dicas!

    ResponderEliminar
  13. Que maravilha! Sabia da existência destas grutas, mas nunca visitei. Deve ser uma experiência muito fixe! Tenho que fazer.

    ResponderEliminar
  14. Não conheço Benagil, mas de facto a experiência das grutas deve valer a pena. Acima de tudo, é bom comprovar que, apesar de todo o mal que fizemos ao Algarve nas décadas de 80/90, ainda há lugares assim na região.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Filipe: Benagil é uma praia muito pequena e abrigada que já começa a ser descoberta pelos turistas. O bom destas visitas é serem feitas em pequenos barcos com um número muito limitado de pessoas. Quando se entra nas grutas, ainda que por breves minutos, apenas se sente a beleza da natureza, felizmente, em silêncio.

      Eliminar