Praias do Algarve vistas a partir do mar


O Algarve foi novamente considerado pelos World Travel Awards como melhor destino de praia da Europa. Este ano, procuramos ter uma perspectiva diferente. Já pensaram como são as praias vistas a partir do mar?


Quando se está tranquilamente deitado na areia e se vê um constante chegar e partir de barcos, fica-se com curiosidade de saber porque chegam as pessoas com um ar tão satisfeito. Este ano resolvemos descobrir e comprámos uma visita às grutas marinhas. Escolhemos a Praia de Benagil como local de embarque porque, além de ser das nossas favoritas, tem mais oferta. Existem vários pacotes: o mais básico tem um preço de 17,5€/pessoa, dura cerca de 1h e passa apenas nas principais grutas. Apesar de termos comprado este, não havia mais espaço no barco e foi-nos oferecida uma extensão a todas as grutas, que durou cerca de 1h30. Durante a nossa visita, fomos muitas vezes chamados à atenção para disfrutarmos duma vista diferente das praias, algumas das quais, bem nossas conhecidas.


Praia de Benagil


Praia de Benagil; Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas; Sea Caves; Grotten Fahrt

Foi a praia de onde partimos para conhecer a costa e as grutas desta zona. O buraco feito na arriba onde a senhora que vende as “bolinhas” costuma descansar é bem visível à distância. Há sempre barcos a partir.


Praia do Carvalho


Praia do Carvalho; Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas; Sea Caves; Grotten Fahrt

Segundo o nosso guia, o nome desta praia deve-se ao Capitão Carvalho que escavou um buraco na rocha para aceder ao areal, tornando-a a sua praia privada. Hoje, apesar do acesso ser difícil, é frequentada por muitas pessoas que ainda a consideram um pequeno paraíso.


Praia da Corredoura


Praia da Corredoura; Férias Algarve; Grutas Marinhas; Sea Caves; Grotten Fahrt

Esta praia deserta fica ao lado do conhecido Algar de Benagil e de uns bonitos arcos que se foram formando na arriba. Do mar é possível ver os vários caminhantes que fazem os seus percursos mesmo à beira da rocha. Esta praia é só acessível por mar.


Praia da Marinha


Praia da Marinha; Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas; Sea Caves; Grotten Fahrt

É considerada uma das 100 praias mais belas do mundo e uma das nossas preferidas no Algarve. Talvez seja por isso que de ano para ano a encontramos com menos espaço livre.


Praia do Buraco


Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas; Sea Caves; Grotten Fahrt

Esta praia é acessível a partir da Praia da Marinha por uma pequena abertura na rocha.


Praia do Pau


Praia do Pau; Férias Algarve; Grutas Marinhas; Sea Caves; Grotten Fahrt

Esta praia é só acessível por mar.


Praia da Malhada do Baraço


Praia do Baraço; Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas; Sea Caves; Grotten Fahrt

Se não fosse o forte cheiro dentro das grutas, poderíamos sentir o aroma do barbecue vindo da praia. É um dos lugares onde são servidos os almoços às pessoas que escolhem fazer este passeio a partir de Portimão, mas em grandes barcos, alguns imitando os barcos dos piratas. Na praia são montados chapéus de sol, mesas e bancos e organizados jogos de entretenimento. Esta praia é só acessível por mar.


Praia do Barranquinho


Praia do Barranquinho; Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas; Sea Caves; Grotten Fahrt

Mesmo ao lado fica a Praia do Barranquinho, com um pequeno areal e pouco frequentada.


Praia de Albandeira


Praia de Albandeira; Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas; Sea Caves; Grotten Fahrt

Passando o famoso Arco de Albandeira, avistamos a praia dividida por um pequeno promontório. Vemos algumas pessoas que procuram dentro da cova na arriba, refúgio para o sol quente que se faz sentir.


Praia da Fontainha


Praia da Fontainha; Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas; Sea Caves; Grotten Fahrt

Mais um paraíso de areia branca e águas límpidas, mas quase deserto. Percebemos logo que era mais uma praia de acesso difícil.


Praia da Morena


Praia Morena; Leixão do Submarino; Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas; Sea Caves; Grotten Fahrt

Nesta praia quase deserta, o que chama a atenção não é o areal mas o enorme leixão, cuja forma lembra um submarino.


Praia do Pontal


Praia do Pontal; Férias Algarve; Grutas Marinhas; Sea Caves; Grotten Fahrt

É outra das praias usadas como local de almoço para quem faz as visitas às grutas a partir dos cruzeiros. O acesso à praia é feito em pequenos barcos a motor.


Praia Nova


Praia Nova; Praias Algarve; Férias Algarve; Grutas Marinhas; Sea Caves; Grotten Fahrt

Foi a última praia que avistamos e daqui, pareceu-nos a maior de todas. É bem visível o desmoronamento da arriba, que a dividiu em duas. Mais tarde passamos aqui uma manhã excelente de sol e muito calor, mas para tomar banho, requer bastante cuidado, pois tem muitas rochas na água.

Veja também:

0 comentários:

Enviar um comentário