Edimburgo visto do Calton Hill


Calton Hill, uma das colinas em Edimburgo, é um local privilegiado para uma vista panorâmica sobre a cidade.

Calton Hill

Uma das coisas que guardei da minha leitura da Viagem a Itália de Goethe foi a procura de lugares privilegiados para uma vista panorâmica. Esta visão de conjunto permite não só perceber a dimensão do espaço, como também descobrir alguns pormenores.
Calton Hill é um dos locais incontornáveis para quem visita Edimburgo. Confesso que quando o vi da Princes Street me pareceu longínquo e uma tarefa hércule de alcançar, mas a verdade é que se revelou bem mais simples e acessível. Dentro do percurso que tinha previsto fazer, optei por o visitar a caminho do Palácio de Holyroodhouse.
Saindo da St Andrew Square, vou em direção ao Hotel Balmoral, um edifício simbólico da cidade. Construído em estilo vitoriano, sobre o olhar atento da estátua do Duke of Wellington, está localizado bem perto da estação de comboios e o relógio na sua torre é uma excelente ajuda para quem não se quer atrasar.


Seguindo pela Waterloo Pl, vi um casal sair por um portão e espreitei. Na entrada, uma placa indica que estou no Old Calton Burial Ground. Apesar de mais pequeno do que outros que visitei em Edimburgo, este cemitério tem dois importantes elementos que me fizeram recordar o meu tempo de estudante: o mausoléu do filósofo David Hume e a estátua de Abraham Lincoln.


Chegando à Regent Road, há uma escadaria e é por aí que subo. Quando termina, um caminho em terra batida leva-me ao Dugald Stewart Monument, um dos locais mais fotografados de Edimburgo. Assim que começo a ter a primeira visão da cidade, sinto a chuva cair. Após vários dias de sol, o tempo resolveu mudar de cara e para ajudar, o espaço estava em obras. Uma máquina transportava terra de um lado para o outro e impedia-me de circular livremente. Subi até ao National Monument of Scotland, onde se tem uma vista de frente para o City Observatory. Do lado esquerdo fica o Nelson Monument mas enquanto aqui estive, não vi ninguém entrar com coragem suficiente de ir até ao topo.



Dirijo-me ao miradouro onde algumas pessoas contemplam a cidade. Aqui percebo porque sempre quis visitar Edimburgo. A vista desafogada leva-me a pontos mais longínquos onde não cheguei a ir. Esta cidade foi tudo o que esperava e muito mais. O cinza das casas, o verde dos jardins, a alegria e hospitalidade das suas gentes. Apesar de vir preparada para a chuva, ela apenas caiu durante 10 minutos e logo aqui. Tivesse chovido mais tempo e o seu encanto ainda seria maior. Vista do alto do Calton Hill, Edimburgo ainda é mais bonita.
Mesmo em frente, está a Canongate Kirk, onde nas suas traseiras se vê o cemitério.


Olhando para o lado direito, vi a Waverley Bridge, onde o autocarro que me trouxe do aeroporto, parou há poucos dias atrás. O Castelo de Edimburgo ao fundo e a agulha pontiaguda do The Hub. A esta hora, já a Royal Mile está cheia de gente.


Do lado esquerdo, o conhecido Arthur's Seat, que não terei tempo (nem pernas) para subir. O Palácio de Holyroodhouse, a minha próxima paragem, fica a uma curta distância.

O melhor do Calton Hill talvez seja a visão de 360º que oferece de Edimburgo. Junto ao City Observatory pode-se ver o outro lado da cidade e a vista estende-se até ao Firth of Forth.


Antes de começar a descer, volto ao miradouro. Ainda cá estou e já penso em regressar.

4 comentários:

  1. Gostei muito destas impressões "panorâmicas" de uma cidade que ainda não conheço. Ainda não, mas a vontade de a conhecer ficou...

    ResponderEliminar
  2. Olá Sofia: Edimburgo foi um destino adiado durante anos, que quando finalmente o visitei, foi muito melhor do que esperava. Quando regressar, espero conhecer mais da Escócia.

    ResponderEliminar
  3. O Verão passado tinha planos para uma viagem á Escócia, este ano também não será quem sabe o próximo ano, é um lugar que tenho muita curiosidade em conhecer.

    ResponderEliminar
  4. Olá Marta: visitar a Escócia era um sonho antigo que superou todas as minhas expectativas. Certamente também irá gostar.

    ResponderEliminar