O ambiente campestre na Casa Valxisto


A Casa Valxisto – Country House na aldeia preservada de Quintandona é um espaço de turismo rural onde se pode disfrutar da natureza e ruralidade num ambiente moderno que não perdeu a sua essência.

Casa Valxisto – Country House
Algum do sucesso da aldeia preservada de Quintandona deve-se à Casa Valxisto. Recuperada há cerca de um ano, manteve o traço original em xisto, granito e ardósia e é hoje uma unidade de turismo rural de referência na região.
A envolvência da relva aparada com um pequeno lago dão o mote à entrada num espaço marcado pelo bom gosto. Ana Oliveira recebe-me com um sorriso e mostra-me o que antes foi o local de habitação dos caseiros da quinta. O ambiente é familiar e acolhedor.
O celeiro foi transformado em sala de estar, iluminada pela luz natural, onde prevalecem os tons brancos, pretos e cinzas com os sofás mostarda a darem um apontamento de cor. É aqui que se recebem os hóspedes e se disfruta de várias atividades, como jogos, serviço de bar ou do calor da lareira quando o frio a isso convida.

Casa Valxisto – Country House

Saindo para a antiga eira, abre-se o campo de visão para os cinco hectares de vinha e horta biológica. O canastro será o futuro spa mas por agora é uma zona de relaxe e contemplação. A piscina convida a refrescantes banhos nos dias de verão quando o calor se faz sentir. Tudo isto envolto apenas nos sons da natureza. Os mais pequenos podem disfrutar das brincadeiras no parque infantil.

Casa Valxisto – Country House

Num ambiente fortemente marcado pela ruralidade, recuperaram-se alguns dos objetos de trabalho que recordam e perpetuam a memória da casa: a máquina de costura, casas de madeira para pássaros, a pia dos animais, chaves ou portas de madeira.

Casa Valxisto – Country House
Atravesso o quinteiro que dá acesso aos oito quartos. Não têm números mas sim nomes de flores e frutos, alguns aqui cultivados, como as framboesas ou os mirtilos. A Casa Valxisto dispõe ainda de um T0 com uma kitchenette. Todos únicos, com uma decoração sóbria e elegante.

Casa Valxisto – Country House
A adega foi adaptada para sala de refeições. É aqui que Ana Oliveira conquista os hóspedes com a sua cozinha regional. O lagar de granito impõe a sua presença, serenada pelo branco do mobiliário. Todas as mesas estão ocupadas onde o português é a língua que menos se ouve. Prova em como a Casa Valxisto é reconhecida noutros pontos do mundo.

Casa Valxisto – Country House

Helder e Ana, os anfitriões da casa, são quem nos serve. As entradas, um misto de patanistas, salpicão, alheira e chouriço de sangue assado suscitam o interesse de um casal holandês. Seguiu-se um creme de legumes com um toque de azeite que mais parecia veludo. Os rojões são diferentes dos que costumo comer na Beira Alta. Aqui são servidos com batata, couve salteada, picles e arroz branco. Ao redenho do porco chama-se farinheira. Termino com uma pequena dose de leite creme. Após quantidades tão generosas, não há espaço para mais.

Casa Valxisto – Country House

A Casa Valxisto – Country House é o espaço indicado para quem aprecia uma simplicidade requintada, num ambiente campestre que mantém o traço original e a arte de bem receber.

Casa Valxisto - Country House
Rua Padres da Agostinha, n.º 233
4560-195 - Lagares Penafiel
www.valxisto.pt

2 comentários:

  1. Que bonito! Gostei de tudo: da decoração, do ambiente que se adivinha, das adaptações, do jardinzinho, da bicicleta...Tentador!

    ResponderEliminar
  2. Olá Ana: a Casa Valxisto é um espaço muito agradável, na aldeia recuperada de Quintandona. Um lugar a descobrir.

    ResponderEliminar