Museus gratuitos em Edimburgo

No coração de Edimburgo, cinco museus de entrada livre para descobrir.

Tal como noutras cidades do Reino Unido, os principais museus em Edimburgo são gratuitos. Pode-se pensar que tal facto é mais convidativo à visita mas após os conhecer sou levada a acreditar que o valor das suas coleções é o motivo principal. Além disso, dada a localização geográfica de alguns, são também pontos de encontro e sociabilização, para quem prefere uma refeição rápida num ambiente diferente dos tradicionais pubs.

National Museum of Scotland



É “o” museu de Edimburgo. Nas suas grandes salas é possível interagir com algumas peças expostas e por isso adultos e crianças adoram-no. Vesti um fato espacial, entrei num carro de fórmula 1 ou vi de perto a ovelha Dolly. Tigres, girafas, elefantes, tubarões e até um T-Rex habitam pacificamente um espaço onde se transmite o conhecimento de uma forma divertida e cativante.

Ovelha Dolly; National Museums of Scotland; Museus gratuitos em Edimburgo


Scottish National Gallery



A Scottish National Gallery é dos museus mais importantes da cidade. O mapa entregue à entrada permite percorrer as várias salas de tons quentes onde estão expostas obras de pintura e escultura de grandes artistas mundiais (Rembrandt, Van Gogh ou Rubens) e escoceses (Robert Burns). Quando o tempo convida, será difícil encontrar lugar na esplanada com vista para a Princes Street e seus jardins.


Scottish National Portrait Gallery


Scottish National Portrait Gallery; Museus gratuitos em Edimburgo

Foi o museu da minha eleição em Edimburgo. Ao entrar no edifício de fachada sóbria descubro um interior com uma decoração exuberante em tons dourados e castanhos. Do teto onde cintilam estrelas pendem candelabros que iluminam as centenas de figuras pintadas, os bustos e vitrais. Para além dos quadros de Mary, Queen of Scots, Robert Burns e Sir Walter Scott, gostei muito do auto-retrato de George Jamesone, considerado o primeiro retratista escocês. No final tempo para descansar nos sofás da biblioteca, rodeada de livros.


The Writers’ Museum


The Writers' Museum; Museus gratuitos em Edimburgo

Saí da Royal Mile  e virei à esquerda para o Lady Stair’s Close. Não queria deixar de visitar o The Writers’ Museum, localizado num edifício histórico de Edimburgo. Estão expostos alguns dos objetos pertencentes a três grandes escritores escoceses: Robert Burns, Sir Walter Scott e Robert Louis Stevenson. As divisões são pequenas mas a visita vale a pena. No fim, dediquei algum tempo à livraria.


The People’s Story



No Old Tolbooth, antiga prisão que foi demolida em 1817, encontra-se um museu curioso. The People’s Story retrata os modos de vida desde o século XVIII até aos nossos dias. Figuras de tamanho real de sem abrigo e prisioneiros até à tradicional dona de casa. Os tempos livres não foram esquecidos, incluindo atividades ligadas à música e convívio social.

0 comentários:

Enviar um comentário