Adega Casa de Santa Vitória


Inaugurada em Julho de 2005, a adega Casa de Santa Vitória é a aposta do Grupo Vila Galé no enoturismo.

Adega Casa de Santa Vitória
No meu regresso ao  Hotel Vila Galé Clube de Campo não perdi a visita à adega Casa de Santa Vitória. Às 11h30 ou 16h sabe bem fazer uma pausa no descanso para conhecer os vinhos, o processo de vinificação e a cave.
Começamos com a apresentação do portfólio exposto no balcão da sala de provas. Na gama mais baixa temos o vinho Versátil; segue-se o Santa Vitória Reserva e Grande Reserva e os vinhos elaborados a partir de monocastas portuguesas e francesas. O Inevitável é o topo de gama, feito a partir das duas melhores castas em anos de excelência, o último do qual, em 2008. Vinhos que resultam de um trabalho de equipa que tem como consultor externo Bernardo Cabral, o enólogo que conheci na Adega do Catapereiro durante uma vindima.

Adega Casa de Santa Vitória
Dos 1600 hectares da herdade, cerca de 150 são para produção de azeite. As azeitonas das variedades Cobrançosa, Cordovil, Galega e Picual são transportadas para o lagar em Beja, onde o azeite é extraído a frio, dando origem a um produto final elegante. A rematar a mostra, o vinagre de vinho tinto.
Da adega Casa de Santa Vitória saem por ano cerca de um milhão de garrafas, vinificadas em cubas de alumínio ou nas cercas de 300 barricas existentes na cave. Com uma temperatura que ronda os 13ºC e 18ºC e uma humidade de 60%, estas condições são asseguradas pelo AC e humidificador sempre que necessários. A terminar a visita, prova do Santa Vitória Rosé, muito fresco e frutado, ideal para uma tarde quente de Verão.

Adega Casa de Santa Vitória

Para os clientes do Hotel Vila Galé Clube de Campo há passeios pedestres organizados pela manhã. Um deles percorre os campos onde as videiras ostentam os seus cachos maduros, prontos a serem colhidos. Separadas por parcelas, há placas indicadoras de cada casta. O terreno está adequado para vindima mecânica mas para os melhores vinhos mantém-se a vindima manual e pisa a pé.
Ao fim do dia, com o calor a abrandar, é quando gosto de percorrer estes caminhos de terra gretada pela dureza do sol. O cheiro dos pomares e da vinha faz-se sentir. É assim a vida no campo.

Adega Casa de Santa Vitória

Casa de Santa Vitória
Herdade da Malhada
7800 - 730 Santa Vitória

0 comentários:

Enviar um comentário