Fachadas pintadas de Lyon


Existem em vários pontos da cidade mas junto ao Quai Saint-Vincent e à Rua de la Martinière  está um dos murais mais importantes de Lyon.


La fresque des Lyonnais; Fachadas pintadas de Lyon
E se ao passear por Lyon se deparasse com leopardos a saltar de janela em janela? Calma, não há motivos para se assustar. Parecem ter vida à primeira vista mas um olhar mais atento mostra que fazem parte de uma das várias fachadas pintadas em Lyon. Basta apenas elevar um pouco o olhar para descobrir ilusões que são verdadeiras obras de arte. Apesar de ter visto várias, destaco as duas de que mais gostei.


La fresque des Lyonnais homenageia figuras locais que ficaram conhecidas em diversas áreas: literatura, cinema, desporto, religião e claro está, gastronomia. Começando pelo nível inferior, o jornalista Bernard Pivot está de saída, enquanto que o ex-futebolista Bernad Lacombe passa junto da fachada.

La fresque des Lyonnais; Fachadas pintadas de Lyon

O chef Paul Bocuse, figura maior da gastronomia lieonesa, está à porta, como que a convidar a entrar. Ao seu lado, o escritor Frédéric Dard brinda-nos com um copo de vinho.

Enquanto que os irmãos Lumière prosseguem com mais uma projeção cinematográfica, Antoine de Saint-Exupéry não dispensa a companhia do seu Principezinho e Laurent Mourguet exibe a sua marioneta.

La fresque des Lyonnais; Fachadas pintadas de Lyon

Na Rua de la Platiere encontro uma fachada ocupada por uma biblioteca gigante. No piso térreo, há uma espécie de café cultural, onde o chá ou uma bebida fresca são servidos entre livros.

Biblio Café; Fachadas pintadas de Lyon

As janelas superiores foram transformadas em estantes e estão totalmente ocupadas. Além dos livros, consegui descobrir alguns pormenores: partituras, uma caneta de tinta permanente, um par de óculos e um cálice para um serão mais frio. Só espero que os pombos não perturbem a leitura.

La Bibliothèque de la cité; Fachadas pintadas de Lyon

0 comentários:

Enviar um comentário